Principais termos do dicionário do mercado imobiliário que você precisa conhecer 

03/10/2022min de leitura

É verdade que o mercado imobiliário tem diversos termos e expressões que são sempre usados pelos profissionais na sua comunicação com potenciais clientes. Para quem não trabalha nesse setor e tem contato esporádico com as atividades do mercado imobiliário podem surgir algumas dúvidas sobre o significado de determinadas palavras, afinal, a lista é longa. Isso pode acabar dificultando a comunicação quando os corretores conversam com potenciais clientes.


Assim, percebemos a importância de pesquisar e compreender alguns termos antes de iniciar o processo de busca por um imóvel novo. O mercado imobiliário está cheio de termos que a gente ouve ou já ouviu falar, mas que nem sempre entende o significado, o que pode gerar insegurança em quem está iniciando o processo de compra, afinal, este é um grande investimento e deve ser feito com conhecimento e cautela. 


O domínio dos termos não precisa acontecer de um dia para o outro, principalmente porque a lista é extensa, mas consultar um dicionário do mercado imobiliário pode ajudar nesse quesito. Nesse contexto, a Nova Época Imóveis trouxe um dicionário com o significado dos principais termos usados durante a compra e venda de um imóvel. No caso de dúvidas entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para te ajudar! 


Importância de entender alguns termos muito usados no mercado imobiliário 


Sabemos que a compra de um imóvel é um dos maiores investimentos da vida, por isso, ter um planejamento para isso, compreendendo os passos necessários nesse processo, é essencial para fazer o melhor negócio sem correr riscos de dores de cabeça futuras. É importante fazer algumas pesquisas antes e coletar o máximo de informações possível, pois isso ajuda o cliente a entender cada parte do processo e aumentar sua confiança em relação a ele. 


O conhecimento de termos técnicos ajuda a dar mais embasamento para as negociações, o que ajuda a tornar a experiência de compra de um imóvel mais tranquila e segura. Com todo esse conhecimento, você vai adquirir mais confiança para buscar as principais informações que precisa no processo de compra de um imóvel, facilitando não só a negociação como também o trabalho dos envolvidos no fechamento do negócio. 


Dicionário do mercado imobiliário: alguns dos principais termos 


1. Avaliação imobiliária 


Nossa lista começa com um termo que já foi falado aqui no blog antes e pode parecer óbvio, mas é essencial na hora de buscar um imóvel para compra. A avaliação imobiliária é um procedimento que costuma ser feito por um profissional especializado ou por uma empresa imobiliária que, depois de realizar uma série de análises detalhadas e criteriosas quanto ao imóvel, suas condições, tamanho e localização, indicam o preço ideal para venda. 


2. Averbação do imóvel 


Feita pelo Cartório de Registro de Imóveis, a averbação de um imóvel é o ato de atualizar, de maneira legal, sua matrícula e as mudanças estruturais ou alterações nas condições de seus proprietários. As mudanças ou construções no imóvel que precisam do registro de uma averbação incluem qualquer reforma ou construção que altere o número de quartos ou total da área construída no imóvel e alterações no estado civil dos proprietários, como casamento ou mudança de nome. Alguns direitos só são assegurados caso algumas anotações estejam registradas na matrícula pela averbação. 


3. Alienação fiduciária


Esse é outro termo importante de ser compreendido e se refere à quando você compra um bem móvel ou imóvel com a ajuda de recursos de financiamento ou consórcio imobiliário e este bem permanece como garantia do pagamento da dívida até que a mesma seja liquidada. Nesse caso, dizemos que o imóvel está alienado, ou seja, impedido de ser vendido para outra pessoa até que a dívida seja completamente paga. Com a quitação da dívida, o comprador adquire a posse definitiva do bem.


4. Contrato de gaveta. 


Esse é o termo que diz respeito à forma de registrar no papel o que duas pessoas entram em acordo verbal sem ser considerado um documento oficial. Por exemplo, no caso de uma pessoa que compra um imóvel com a promessa de pagar a dívida em algumas parcelas. Nesse caso, para que esse acordo não fique só nas palavras, o comprador ou o vendedor redige um contrato especificando as condições do pagamento acordado. 


Por esse contrato não ser registrado em cartório, dizemos que ele vai ficar guardado na gaveta e servir somente para confirmar a combinação, caso necessário. É importante destacarmos que negociações do tipo envolvem bastante risco, o que vai exigir com que sejam feitas entre pessoas que têm confiança mútua. 


5. Contrato de promessa de compra e venda


Já esse é um tipo de contrato prévio onde as partes se comprometem, por um lado, a comprar um imóvel, e por outro, a vendê-lo de acordo com as condições de pagamento especificadas no documento. Ele é usado quando alguém compra um imóvel em construção e é finalizado quando o comprador liquida a dívida e o vendedor entrega de maneira definitiva o imóvel. 


6. Escritura de imóvel

A escritura de imóvel é um documento que precisa ser elaborado em Cartório, representando o ato jurídico de transmissão do domínio e da posse de um imóvel feito de um vendedor ao comprador por um preço determinado e acordado entre ambas as partes. Para que a escritura tenha valor, é preciso registrá-la no Cartório de Registros de Imóveis, onde o bem que está sendo negociado é registrado. É esse documento que torna a transação imobiliária oficial. 


7. Formal de partilha


Já falamos aqui no blog sobre o processo de divórcio e o que ele envolve, que é a partilha dos bens, inclusive dos imóveis, assim como quando alguém morre também é feita a divisão dos imóveis entre os herdeiros. Em ambos os casos, o formal de partilha é o documento que deve ser emitido por um juiz para sacramentar a divisão. 


No caso do imóvel de um casal que está separado ou que tenha origem em uma herança só poderá ser legalmente vendido se possuir o formal de partilha, comprovando que os direitos de propriedade que recaem sobre ele estão definidos. 


8. Hipoteca


Esse é outro termo que muitos já ouviram, mas que pode deixar algumas dúvidas. A hipoteca é o ato de apresentar um imóvel em seu nome como garantia de pagamento de dívidas quando você pega dinheiro emprestado com uma instituição financeira. Caso a dívida não seja paga dentro do prazo previsto, o credor pode executar a hipoteca, ou seja, pode tomar o imóvel do devedor para liquidar a dívida. 


Você já conhecia todos esses termos? Conseguiu entender todos? Caso tenha restado alguma dúvida sobre algum termo do mercado imobiliário, entre em contato com um dos nossos corretores! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":